segunda-feira, 20 de outubro de 2008

4- TRABALHANDO COM JOVENS.

ACHO QUE COLABORAMOS.

Uma das coisas que deu muita alegria pra nós da SAB do Ipiranga foi quando fomos convidados para ajudar a dar inicio a um projeto importantíssimo para o bairro. Nós sempre fomos discriminados e nos sentíamos esquecidos por morarmos num bairro pobre e humilde.

No ano de 2003 juntei a minha equipe da Sociedade Amigos do bairro, alguns voluntários e o Hélio Godoy e fizemos um CENSO no bairro, um levantamento sócio-econômico de todas as casas e entregamos para o Instituto da Cidadania do Brasil que fez uma formatação e montou uma apostila, onde foi possível detectar todas as necessidades do Jardim Ipiranga. Uma delas foi de se ter um trabalho voltado à juventude, pois, no bairro havia muito jovens de 12 à 19 anos sem qualificação profissional e sem trabalho, sendo muitos desempregados e sem ocupação.
O bairro não oferecia estrutura nenhuma para os jovens, parecia que a sociedade tinha medo da nossa juventude e deixava de lado o nosso “futuro”. Pra mim jovem não é somente futuro, não podemos pensar que ele só servirá daqui algum tempo. Ele vive o presente e é no hoje que necessita de uma política pública séria para que possa demonstrar sua real capacidade no amanhã. Portanto, o bairro precisava de “mudanças” importantes.
O Ipiranga começou a mudar na época do Prefeito Renato Amary, que asfaltou as ruas e aí as coisas começaram a tomar rumo. Nós entregamos o CENSO para o prefeito, secretários e deputados na intenção de conseguir algumas ações voltadas à juventude e que pudessem fazer os nossos jovens se sentirem otimistas e com auto-estima. Nós da SAB juntamente com o vereador Helio Godoy entregamos para o Prefeito Vitor Lippi alguns ofícios solicitando um barracão abandonado que tinha ao lado da escola Irineu Leister, que não era utilizado pra nada e oferecia riscos para o bairro e pros alunos das escolas vizinhas (temos o protocolo desses ofícios arquivados). O vereador então solicitou que se não houvesse a possibilidade da prefeitura ceder o local para a SAB, que fizesse algo para a juventude no local. Ficamos muito felizes quando a prefeitura então mostrou o interesse pelo local de se fazer um espaço pros jovens da cidade de Sorocaba e resolveu iniciar a INCUBADORA JOVEM. Foi realmente uma alegria e nos colocamos à disposição como voluntários pra ajudar no que fosse necessário. A Incubadora Jovem iniciou em janeiro de 2006 o Secretario da SEJUV (secretaria da juventude) o Sr. Bramante marcou uma reunião na Escola Irineu Leister, onde contou com a SAB para convidar à todos os jovens. Nesta primeira reunião somente os jovens do Jardim Ipiranga foram convidados e contamos com a presença também do vereador Helio Godoy, pois a Secretaria da Juventude iria implantar no bairro um trabalho com todos e precisava saber qual era a demanda apontados pelos jovens do Ipiranga. Participei de todas as reuniões de montagem da Incubadora e fui percebendo o quanto o projeto era importante. A SEJUV fez parcerias com outras secretarias, empresas e entidades que foram oferecendo tudo aquilo que foi apontado pelos jovens nas reuniões como necessidades. Isso tudo foi uma grande felicidade, pois vários jovens puderam fazer cursos de automatização pneumática e hidráulica(pelo SENAI), corte e costura, informática e etc. Somos muito grato à Prefeitura, pois os nossos jovens começaram a se profissionalizar e passaram a ter mais ocupação com mais oportunidades de trabalho. Hoje já podem contar com o Território Jovem que é um espaço somente deles e que está cada vez melhor, dando mais oportunidades ainda. “Parabéns para aqueles que participam, pois hoje os nossos jovens são reconhecidos e merecedores do carinho e respeito de nossa cidade. Temos orgulho do nosso Jardim Ipiranga.”

Nenhum comentário: